Guia de Carrreiras

Tecnólogo em Processos Químicos

Este profissional trabalha em indústrias químicas em geral, como as de produtos agrícolas, alimentícias, de plásticos, tratamento de couros e fabricação de tintas e vernizes, de cimento e de vidro, entre outras.

Duração: 3 anos

Salário: R$ 4.100,00*

* Fontes
- Salário Médio - Sindicato dos Técnologos do Estado de São Paulo GO (40h semanais) (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Fábio Fernandes Ferreira FORMAÇÃO: Tecnólogo em Processos Químicos CARGO ATUAL / EMPRESA: Analista Sênior de Controle de Qualidade Físico-Químico na Brainfarma.

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

Profissionais desta área podem atuar em setores como farmacêutico, químico, industrial de forma geral, alimentício e etc. Em nossa região, considerando as características e a existência de um grande polo industrial e fármaco, podemos destacar atuações nas áreas de controle do processo produtivo; análise de matérias primas e insumos em geral; análise físico-químicas e microbiológicas de produtos acabados e semiacabados; análise de desenvolvimento farmacêutico nas áreas de estabilidade, desenvolvimento de metodologias; análise de equivalência farmacêutica; desenvolvimento de produtos; operação de instrumentos como o HPLC (Cromatografia Liquida de Alta Eficiência), CG (Cromatografia Gasosa), espectros, Infravermelhos, Absorção atômica, Dissolutores, etc; a análise de garantia e assuntos regulatórios; pesquisa, desenvolvimento e regulação de novos produtos; além de atuações na área de responsabilidade técnica em indústrias alimentícias e químicas em geral; pintura em indústrias automotivas; assessoria em empresas; consultoria e emissão de laudos técnicos em processos judiciais; entre outros.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

O maior desafio da área, é sempre estar buscando novos conhecimentos teóricos e práticos, pois é um ramo muito dinâmico, tanto no que diz respeito aos produtos e fórmulas quanto as leis que regem os setores de atuação, como farmacêutico e alimentício.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

As oportunidades são inúmeras. O mercado produtivo de nossa região está cada vez mais competitivo em relação a outros centros do Brasil, com isso, há um aumento muito grande da demanda de mão de obra qualificada, e o curso de Tecnólogo em Processos Químicos é uma ótima opção de formação, pois é rápido e prepara o profissional com as características e competências que o mercado da região precisa para continuar sendo competitivo e representativo no cenário nacional.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Bom conhecimento técnico, proatividade na busca de soluções e resultados, curiosidade e disposição para buscar sempre ampliar os conhecimentos teóricos e práticos, e assertividade e compromisso com resultado e metas pessoais e coorporativas.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

Diria a todos os interessados nesta área, que sigam seus instintos, que caminhem em frente sempre, com foco e determinação, aproveitando cada momento para aprender, pois o conhecimento é a base de tudo. E é através da qualificação e da determinação que é possível encontrar o sucesso profissional.