Guia de Carrreiras

Tecnólogo em Gestão Publica

Administrador especializado no gerenciamento de instituições governamentais e na elaboração e acompanhamento de políticas públicas.

Seu principal campo de trabalho está em ministérios, secretarias e agências federais, estaduais ou municipais.

Duração: 3 anos

Salário: R$ 4.100,00*

* Fontes
- Salário Médio - Sindicato dos Técnologos do Estado de São Paulo GO (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Manoel Henrique Martins FORMAÇÃO: Bacharel em Administração Pública e Mestrando em Gestão de Políticas Públicas CARGO ATUAL / EMPRESA: Diretor Executivo de Finanças e Administração da Prefeitura Municipal de Paulínia, Professor e Blogueiro (www.gestaopublica.net)

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

As atividades podem variar muito de acordo com o campo escolhido para atuação. Sou professor na área de administração e finanças e atualmente também diretor executivo da Secretaria de Finanças e Administração da Prefeitura de Paulínia-SP. Optei por me dedicar a área de planejamento e finanças, mas há vários outros campos onde o gestor público pode atuar, como por exemplo gestão de projetos, administração hospitalar, saúde pública, educação, assistência social, gestão de políticas públicas, enfim, quaisquer atividades relacionadas a órgãos públicos, buscando sempre a melhoria operacional e dos serviços.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

Os desafios são tão grandes quanto os desafios do Brasil. Buscar o desenvolvimento sustentável, aliando viabilidade financeira, um bom projeto, interesses da sociedade civil e classe política permeiam as atividades do Gestor Público. Gerenciar técnica, política e os processos burocráticos fazem parte do dia a dia deste profissional.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

Muitas. Inicialmente este profissional tem uma formação considerada excelente para a preparação para concursos da administração pública. Há boas oportunidades ainda na carreira acadêmica, na pesquisa dos campos da administração geral e pública, em empresas públicas e de economia mista – como a Petrobrás, Banco do Brasil –, além, é claro, da possibilidade de trabalhar em empresas privadas que precisem atuar no campo público, por exemplo empresas que atuam com licitações, concessões ou permissões.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Tem que ter a gestão na veia. Um gestor público deve ser apaixonado por gerir pessoas e processos, ser resiliente, saber enfrentar e confrontar opiniões e temáticas, seja frente a uma sala de alunos, uma repartição pública ou frente a uma audiência pública com cidadãos. O profissional encontrará sempre situações de muita pressão, portanto espera-se um perfil arrojado e emocionalmente equilibrado. Para aqueles que focarem sua atuação em empresas públicas ou na administração pública é importante bom conhecimento das leis brasileiras, assim como dos princípios que regem os processos administrativos.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

É uma área excelente, ampla e gratificante. Os salários são em geral justos. A boa flexibilidade do indivíduo formado nesse campo possibilita que com o tempo ele escolha sua área de especialização e atuação. O importante é buscar desenvolver, ao longo do curso, resistência, gosto por leitura e estudos. Muitas vezes alguns projetos onde este profissional esteja atuando podem sofrer com cancelamentos, adiamentos ou outros infortúnios, porém para aqueles executados com sucesso, este profissional pode se orgulhar não somente pelo seu trabalho, mas por ser parte da mudança na qualidade de vida das pessoas e na sociedade.