Guia de Carrreiras

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Este profissional desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal.

Duração: 2 anos

Salário: R$ 4.100,00*

* Fontes
- Salário Médio - Sindicato dos Técnologos do Estado de São Paulo GO (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Thais Marques Feliciano FORMAÇÃO: Técnico em Gestão de Recursos Humanos CARGO ATUAL / EMPRESA: Analista de Recursos Humanos Embalagens Allbox

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

Eu diria que as principais atividades de um profissional formado e atuante na área de Recursos Humanos estão relacionadas a processos de recrutamento e seleção, suporte a folha de pagamento, atendimento humanizado para as necessidades pessoais e relacionadas ao trabalho de cada colaborador, criação, manutenção e promoção de programas de benefícios – tais como planos de saúde, vale transporte e etc, tudo, sempre buscando sempre a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

O maior desafio está na inserção no mercado de trabalho, apenas com a formação acadêmica, sem experiências de trabalho. Por isso é essencial que estudantes desta área busquem desde o início a realização de estágios e voluntariados.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

O mercado oferece diversas opções de atuação para formados na área de recursos humanos. O número cada vez maior de regulamentações e a complexidade da legislação trabalhistas levam empresas de todos os setores a buscarem profissionais qualificados para atender estas demandas. As principais atuações encontram-se em departamentos de recursos humanos e departamento pessoal de empresas, bem como em consultorias especializadas em seleção, treinamentos, coaching e etc.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Para atuar na área, os profissionais devem ter interesse em lidar com pessoas e processos, ter perfil organizado e interesse verdadeiro em proporcionar e melhorar a qualidade de vida do próximo. Além disso devem nutrir um interesse verdadeiro em assumir os desafios desse mercado que é bastante competitivo e encontra-se em expansão.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

Tenho grande realização pessoal por atuar nessa área, por isso, diria a todos que tem o interesse neste campo, manter o foco de suas energias em ser um bom profissional e em fazer a diferença em todas as organizações nas quais forem trabalhar. Trata-se de um campo de trabalho com grande amplitude e que proporciona a possibilidade de grande crescimento profissional. Seja o melhor e encontrará reconhecimento.