Guia de Carrreiras

Tecnólogo em Estética e Cosmética

Este profissional é um especialista em beleza associada à saúde e ao bem-estar.

Aplica produtos cosméticos e emprega técnicas de manipulação e aparelhos em atividades como limpeza da pele, depilação, hidratação etc.

Duração: 3 anos

Salário: R$ 4.100,00*

* Fontes
- Salário Médio - Sindicato dos Técnologos do Estado de São Paulo GO (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Adriane Fátima Zambon FORMAÇÃO: Tecnólogo em Estética e Cosmética e Especialista em Docência Superior CARGO ATUAL / EMPRESA: Sócia proprietária no salão Flávio e Adri e Professora Universitária

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

O profissional graduado em Tecnologia em Estética e Cosmética pode atuar e desenvolver atividades e pesquisas nas áreas da estética facial, corporal, capilar e maquiagem. Este profissional tem a oportunidade de buscar ser proprietário do seu próprio negócio, atuar de forma autônoma, domiciliar, trabalhar em clínicas integradas, salões de beleza, SPAS e até mesmo em parceria com médicos cirurgiões plásticos – atuando no pré e pós-operatório.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

O maior desafio é buscar a consolidação neste mercado de trabalho, que é bastante competitivo, de alta demanda social e de atualizações constantes. Este profissional não pode se acomodar, pois diariamente surgem novos produtos e novas técnicas de beleza e bem estar que devem ser aprendidas e colocadas em prática. Neste mercado, por muitas vezes os próprios consumidores buscam as novidades e é essencial para o sucesso profissional ser pioneiro e ter qualidade.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

As maiores oportunidades nesta área ainda se concentram em clínicas, Spas e centros de beleza, porém há ainda áreas poucos exploradas, como a hospitalar, desenvolvimento cosmético e assessorias de pessoas e marcas.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Gostar de pessoas, ser técnico, organizado e ético. É essencial que este profissional saiba usar corretamente as técnicas, cosméticos e equipamentos, visando sempre levar ao consumidor os resultados esperados, aliados à segurança e qualidade. Buscar atualizações, novas técnicas e equipamentos também é essencial.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

É uma profissão muito promissora, que está crescendo muito e que traz grande realização pessoal, desde que você ame o que faz. Lembre-se que trabalhamos com pessoas, qualidade de vida e autoestima. É importante também que os interessados nesta área saibam que o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética vai muito além de aprender técnicas de cabelo, maquiagem e massagens. Durante o curso o aluno é imerso em muita fundamentação teórica, para posteriormente se ligar aos aspectos práticos.