Guia de Carrreiras

Tecnólogo em Construção de Edifícios

Profissional com mercado em expansão e atuação nas áreas de hidráulica, materiais, estruturas metálicas, topografia, pavimentação, terraplanagem e outras diversas, todas relacionadas à construção civil.

Duração: 3 anos

Salário: R$ 4.100,00*

* Fontes
- Salário Médio - Sindicato dos Técnologos do Estado de São Paulo GO (40h semanais) (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Thiago Siqueira da Silva FORMAÇÃO: Tecnólogo em Construção de Edifícios CARGO ATUAL / EMPRESA: Coordenador de Produção de Obras Industriais – Grupo CMP (atualmente alocado na Fábrica de Cimentos Itacamba em Yacuses – Bolívia)

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

As principais atividades relacionadas a um profissional graduado em Tecnologia em Construção de Edifícios são análises e compatibilização de projetos, planejamento, orçamentos e execução de obras civis.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

Creio que hoje um dos principais desafios que temos é o reconhecimento e inserção no mercado de trabalho. Tudo isso acontece graças ao fato de se tratar de um curso relativamente novo em nossa região, e da maior visibilidade, conferida graças ao aspecto cultural, a cursos da área de engenharia. Este contexto exige dos graduados nesta área, resiliência, capacitação contínua e determinação na hora de se inserir no mercado de trabalho.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

As maiores oportunidades de mercado são em escritórios, com atuações focadas nas áreas de planejamento e orçamentos de obras. Há ainda um espaço ainda pouco explorado e crescente para atuações em canteiros de obras, com atividades relacionadas à execução e supervisão. O mercado de construção civil ainda encontra-se em expansão nos países emergentes, o que possibilita também o ingresso em uma carreira internacional.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Somos excelentes planejadores e executores. O profissional graduado em Tecnologia em Construção de Edifícios, é preparado durante as aulas para planejar e executar obras de todos os portes, através de matérias com carga horária rica em disciplinas específicas e práticas da área. Em algumas disciplinas podemos observar carga horária superior a de cursos da área de engenharia.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

Gosto muito do que faço e sou apaixonado pelo curso. Esta é uma excelente área de atuação, bastante rica de oportunidades e de empregabilidade. O curso durante a faculdade é muito bom e oferece grande conhecimento nas áreas da construção civil, na execução, no entendimento e elaboração de projetos, promovendo ampla capacidade técnica de conhecimento da área. Sugiro aos interessados dedicação para ingresso na área de execução de obras civis e na busca contínua por aperfeiçoamento e novos conhecimentos. Após sua graduação, façam cursos de especialização, pós-graduação em áreas afins, como Gestão de Projetos, e mantenham se à frente das novidades do mercado.