Guia de Carrreiras

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Desenvolve, analisa, projeta e implementa sistemas de informação para diversos setores de atividades.

Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas.

Duração: 2,5 anos

Salário: R$ 2.128,35*

* Fontes
- Salário Médio - SINDINFORMATICA (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Alan Frances Rosa FORMAÇÃO: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CARGO ATUAL / EMPRESA: Diretor Executivo - Provisão Tecnologia da Informação

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

As principais atividades de um profissional formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, estão ligadas a definição da estrutura organizacional e arquitetural de sistemas computacionais, levantamento de requisitos de desenvolvimento e modelagem de modelos de entidade e relacionamentos.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

Os maiores desafios desta carreira se pautam pela atualização tecnológica constante, mercado nacional ainda iniciante quando avaliada sua maturidade, volume de investimentos em tecnologia ainda abaixo da demanda, necessidade de grande dedicação de tempo para o aprimoramento profissional e também para o desenvolvimento de projetos.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

Atuar em empresas públicas e privadas nos departamentos de tecnologia, atuando na manutenção de sistemas, infraestrutura e processos. Outra oportunidade bastante interessante está em uma atuação mais focada para a fabricação, desenvolvimento e suporte de softwares, seja em empresas industriais, comércios, startups, desenvolvedoras ou de maneira autônoma.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Proatividade, curiosidade, criatividade, dedicação, habilidade em ciências exatas, gosto por tecnologia e disponibilidade de horários.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

A área de desenvolvimento de sistemas possui grande déficit de mão de obra, ou seja, faltam bons profissionais para atender a demanda existente, o que proporciona excelentes ofertas de emprego nas melhores empresas. Geralmente, se consegue bons resultados financeiros nas capitais, por causa das instalações de empresas de maior porte, com melhores ofertas de cargos e salários. Atuar no estudo e desenvolvimento de softwares requer conhecimentos sólidos e práticos para uma boa atuação no mercado e não oferece espaço à aqueles que ficam paralisados no tempo, com o conhecimento adquirido apenas na graduação. É preciso buscar especializações e cursos complementares sempre, a fim de se manter atualizado no mercado que mais cresce mundialmente.