Guia de Carrreiras

Pedagogia

O Pedagogo é o especialista nos princípios e métodos de ensino, na gestão escolar e na condução dos assuntos educacionais.

É o profissional responsável por garantir e atuar pela melhoria da qualidade na educação.

Duração: 4 anos

Salário: R$ 2.135,64*

- Portal MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=34061
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Rosana Carvalho da Silva Dorneles FORMAÇÃO: Pedagogia, Letras e Tecnologia em Recursos Humanos. CARGO ATUAL / EMPRESA: Gerente de qualificação Profissional e Social da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Professora e Orientadora Educacional Faculdade FAMA.

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

Este profissional multifacetado pode atuar na área da administração escolar, como supervisor, orientador ou diretor escolar e também no magistério. É qualificado também para auxiliar e desenvolver materiais para as organizações juntamente com setor de Recursos Humanos, no estudo de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), na confecção de materiais pedagógicos, na implantação de creches dentro das organizações, e desenvolvendo o Programa Político Pedagógico (oferecendo educação infantil e alfabetização). Há ainda oportunidades na área de pesquisa, gestão de processos educativos e na atuação em plataformas educacionais, como ambientes virtuais de Educação à Distância.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

Os maiores desafios que se colocam na atualidade para o pedagogo são as mudanças que ocorrem em nossa sociedade, que são caracterizadas tanto pela sua expansão, como pelo ritmo acelerado em que elas ocorrem. Enquanto profissional de pedagogia, imbuído de idealismos para a integração com a aprendizagem, o educador contemporâneo se depara enfrentando desafios desde seu desenvolvimento pessoal, passando pelo contexto organizacional em que está inserido até a esfera de sua influência social. Deste modo, os desafios estão na aprendizagem das novas tecnologias educacionais e na necessidade de atualização constante.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

Por ser um profissional completo no que tange aspectos da gestão da educação e do aprendizado, este profissional pode encontrar diversas oportunidades de trabalho, tanto no serviço público, quanto em escolas particulares que atendem a educação infantil e fundamental. Há boas oportunidades em instituições de Ensino Superior,e em programas sociais, como o Pronatec.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Trata-se de um profissional visionário, idealista e disposto a transformar a sociedade através da educação. Normalmente atua junto a grandes grupos, e tende a gostar de trabalhar em equipe.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

O ambiente educacional tem passado por momentos de grandes mudanças, com modificações no perfil de alunos, professores e da sociedade, de forma geral. Para acompanhar este momento é preciso que o pedagogo esteja disposto a transpor barreiras pessoais, para obter sucesso e êxito, devendo estar em atualização constante, buscando métodos de ensino cada vez mais eficazes. Esta é uma profissão que abre vários leques de atuação, que possibilita ao graduado trabalhar em diversos setores, pode ainda, ser uma área bastante rentável. Profissionais melhor preparados, dinâmicos e com capacidade de gestão e trabalho em equipe se destacam neste mercado.