Guia de Carrreiras

Medicina Veterinária

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos.

Duração: 5 anos

Salário: R$ 6.698,00*

* Fontes
- Salário Médio - SINFAR (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Erika Cristina De Souza Mundim FORMAÇÃO: Medicina Veterinária CARGO ATUAL / EMPRESA: Diretora Técnica da Personal Vet - Clínica e Centro de Diagnóstico Veterinário

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

Um médico veterinário atua tanto na manutenção da saúde de animais de companhia e produção, bem como na área de alimentos de origem animal e sanidade, participando assim, da manutenção da saúde da população.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

Atualmente os maiores desafios do médico veterinário, especialmente no Brasil, é conseguir manter a sanidade dos animais de produção, desde o início da cadeia produtiva, considerando os poucos subsídios governamentais que a agropecuária recebe em nosso país. Na área da medicina veterinária de pequenos animais, acredito que o maior desafio é a especialização e continuidade dos estudos dos profissionais e a posterior valorização do mesmo no mercado de trabalho.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

O médico veterinário pode garantir uma oportunidade nas áreas de pesquisa, venda e divulgação técnica de medicamentos, inspeção de produtos de origem animal, produção de animais (bovinocultura, caprinocultura, suinocultura, avicultura, piscicultura e etc), clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais, controle de zoonoses e sanitário, entre outras.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

São profissionais versáteis, que se adaptam facilmente ao ambiente de trabalho e às condições que lhe são oferecidas e que têm excelente capacidade de tomada de decisões.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

O médico veterinário é um profissional em ascensão. Conheçam a importância e a responsabilidade deste profissional e, ao ingressarem numa faculdade, nunca deem-se por satisfeitos quanto ao conhecimento. Tenham sede de aprendizado e continuem os estudos sempre. A capacitação transforma o profissional e valoriza a classe.