Guia de Carrreiras

Farmácia

Responsável principal pelo estudo da composição e dos processos produtivos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados.

O farmacêutico pesquisa, prepara, examina, testa substâncias e princípios ativos e observa suas reações provocadas no organismo.

Duração: 5 anos

Salário: R$ 3.708,00*

* Fontes
- Salário Médio - SINFAR (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Sueza Abadia de Souza Oliveira FORMAÇÃO: Bacharel em Farmácia e Mestranda em Saúde Coletiva CARGO ATUAL / EMPRESA: Conselheira Federal de Farmácia por Goiás

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

A profissão farmacêutica é uma das profissões que apresenta mais campos de atuação. Podemos citar a indústria, a farmácia comunitária, a vigilância sanitária, atuação como perito, fiscal farmacêutico, fiscal sanitário, atuações em análises clínicas, alimentares, hospitalares e etc. É interessante porém observar que no Brasil dos 200 mil farmacêuticos, a maior parte atua em Farmácias e Drogarias, o que demonstra grandes oportunidades em outras áreas.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

Tendo como base, farmácias e drogarias, vejo como fundamental avançarmos nas práticas clínicas, e na prescrição farmacêutica, uma vez que a presença do farmacêutico é plena durante todo o horário de funcionamento destes estabelecimentos. É preciso ainda buscar avanços nos serviços farmacêuticos para nos tornarmos cada vez mais, profissionais diferenciados e consagrarmos como profissional essencial à comunidade.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

Com a Resolução 586 de 2013 do Conselho Federal de Farmácia – que inova ao considerar a prescrição, como uma atribuição clínica do farmacêutico, e com a Lei Federal 13.021/2014 que define farmácias e drogarias como estabelecimento de saúde avançado, vejo o surgimento de uma grande oportunidade para a ampliação dos serviços prestados nestes estabelecimento e o surgimento de novos nichos de atuação para aos profissionais. Há ainda excelentes oportunidades para a atuação em indústrias de Anápolis e região, considerando o grande polo farmacêutico existente, com postos de trabalho na linha de produção, pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Um farmacêutico precisa gostar de gente, gostar de povo. O farmacêutico deve ser um profissional que olha para o paciente e é capaz de se lembrar da cor dos olhos e cabelo do indivíduo, pois deve olhar para o paciente, na mesma linha dos olhos. É um profissional que trabalha a todo momento para pessoas ou com pessoas, independentemente do local de trabalho, seja na farmácia, na faculdade, na indústria, ou em laboratórios.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

A educação é o maior elemento de inclusão social. E dentro da educação, vejo a Farmácia como a melhor profissão do mundo. Tudo o que tenho e o que sou, devo a esta maravilhosa profissão de ser farmacêutica. Dizer algo diferente disso, seria ingratidão! Diria a todos que tenham interesse nessa área, para buscar aprender sempre e fazer a diferença na vida das pessoas. Não se baseie somente em salários. Ao buscar um posto de trabalho, procure primeiro entender o que irá fazer, quais funções desempenhar e possibilidades de crescimento. Seja o melhor profissional e mude a vida das pessoas ao seu redor.