Guia de Carrreiras

Engenharia Ambiental e Sanitária

A grande função do Engenheiro Ambiental é preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana, reduzindo os danos causados ao meio ambiente.

Na prática, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos.

Duração: 5 anos

Salário: R$ 6.698,00*

* Fontes
- Salário Médio - LEI n 4950 - A/67 (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Renan Buchelt de Oliveira FORMAÇÃO: Engenheiro Ambiental CARGO ATUAL / EMPRESA: Engenheiro Ambiental Autônomo, atua como consultor em projetos industriais e urbanos

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

O campo de Engenharia Ambiental é muito amplo. O profissional pode exercer atividades desde recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, sistemas de gestão ambiental, auditoria ambiental, projetos hidráulicos, saneamento básico, tratamentos de resíduos sólidos, líquidos e perigosos, conservação de recursos hídricos, entre outros.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

O principal desafio de um Engenheiro Ambiental é minimizar os impactos ambientais de acordo com a crescente demanda por produtos e serviços da população e empresas privadas. Isso ocorre, pois para que os produtos e serviços cheguem à casa do consumidor, diversos impactos ambientais são causados, e o Engenheiro Ambiental deve zelar para a diminuição destes impactos, aliando preservação do meio ambiente e promoção da saúde pública através do desenvolvimento sustentável.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

O profissional de Engenharia Ambiental pode trabalhar em praticamente em todas as áreas da cadeia produtiva, e empresas, já que em todo tipo de serviço observamos a geração de impactos ambientais, seja na exploração ou na geração de resíduos. As melhores oportunidades para o profissional estão nas indústrias onde há a constante preocupação e regulamentação sobre impactos ambientais e portanto a necessidade de se investir nestes profissionais para o controle e minimização dos mesmos, assim como para a economia e utilização inteligente de matérias-primas, possibilitando assim maiores lucros econômicos e ambientais. Há grandes oportunidades também para atuação em projetos urbanos, relacionados a geração e tratamento de resíduos, considerando a crescente fiscalização e investimentos públicos na área.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

As principais características deste profissional são proatividade, capacidade de liderança, dinamismo, raciocínio lógico, facilidade da resolução de problemas, bom relacionamento interpessoal e respeito ao meio ambiente.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

O mercado para o Engenheiro Ambiental é bastante promissor, já que existe cada vez mais a preocupação com os recursos naturais e a gerações futuras. Com o aumento da população, as demandas por recursos naturais são maiores e consequentemente a geração de resíduos também. Aliar crescimento populacional, qualidade de vida e preservação do meio ambiente é o grande desafio da humanidade, e os engenheiros ambientais tem vasto campo de atuação neste desafio.