Guia de Carrreiras

Enfermagem

É a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas.

O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças.

Duração: 5 anos

Salário: R$ 2.473,00*

* Fontes
- Salário Médio - SCESGO (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Gisella Souza Pereira FORMAÇÃO: Enfermeira, Especialista em UTI, Mestre em Cuidados em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás, cursando Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho. CARGO ATUAL / EMPRESA: Enfermeira da Secretaria do estado de saúde do Distrito Federal – Hospital Regional de Samambaia – Centro Cirúrgico.

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

O Enfermeiro executa atividades de cuidado indiretos e diretos voltados para a melhoria do bem-estar individual, da família e/ou da coletividade. Os cuidados indiretos são aqueles relacionados a administração, onde o enfermeiro assume a gestão do trabalho, planejando, organizando e controlando recursos humanos e materiais para garantir uma assistência segura e de qualidade. Os cuidados diretos englobam a promoção da saúde, proteção contra doenças e recuperação da saúde, com abrangência de cuidados de corpo-mente-espirito.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

Os desafios para o enfermeiro ainda são muitos, apesar de grandes conquistas adquiridas nos últimos anos. As condições de trabalho oferecidas pelo mercado ainda não são consideradas ideais. A carga horária de trabalho é extensa e o ambiente pode promover situações de stress, desgastantes e difíceis para os profissionais. A relação interpessoal é muito próxima com os pacientes, podendo proporcionar sentimentos de alegria e tristeza. A competitividade do mercado de trabalho aumentou nos últimos anos, e há uma necessidade urgente de especialização imediata após a conclusão do curso para melhor direcionamento na área.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

A enfermagem contemporânea possui um campo vasto de atuação para o indivíduo graduado. Atualmente, há campos de atuação na área de prevenção e promoção de saúde em empresas, escolas e outros estabelecimentos comerciais, em equipes médicas em hospitais, acompanhamento de pacientes na assistência domiciliar (homecare) e em programas de saúde. Ainda existe a possibilidade de atuação na área acadêmica, ministrando aulas, desenvolvendo pesquisas e artigos científicos para a melhoria e avanço nos tratamentos de saúde.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

O enfermeiro deve gostar de cuidar do próximo. Considerando que o trabalho é integralmente humano, esse profissional deve ter facilidade para lidar com emoções próprias e dos pacientes, estar preparado para ouvir, auxiliando no conforto e promovendo segurança. Deve ainda ter aptidão para tomar decisões precisas e imediatas, ter iniciativa, ser líder, manter a confidencialidade das informações, obedecer aos horários e ter facilidade de interação.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

Cuidar de pessoas é conviver com adversidades diárias. O enfermeiro lida constantemente com o sofrimento, a dor, a luta pela vida, a morte, mas também com alegrias pela aquisição da saúde e bem-estar dos indivíduos. O jovem que deseja ingressar na área deve ter em mente que a profissão necessita de dedicação, estudo, paciência e amor, e não deve ser encarada como uma prática fria e racional. Deve-se ter em mente que o trabalho do enfermeiro é amplo e de múltiplas dimensões. Não é uma prática exclusiva de instituições hospitalares, individualizada e curativa. O trabalho é permeado por ações direta e indiretamente ligadas ao cuidado, pesquisa e ensino.