Guia de Carrreiras

Ciências Contábeis

É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, despesas e lucros.

O contador planeja, coordena e controla os registros negociais de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio.

Duração: 4 anos

Salário: R$ 7.788,00*

* Fontes
- Salário Médio - SCESGO (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Elione Cipriano da Silva FORMAÇÃO: Contador especializado em Perícia Contábil, Auditoria, Análise Contábil, Controladoria e Finanças CARGO ATUAL / EMPRESA: Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

Uma das carreiras que tem tido muito sucesso nos últimos anos é a do profissional da contabilidade. O contador tem assumido o papel de consultor nas empresas da qual presta serviços, seja na condição de autônomo, empregado ou empresário contábil. Essa capilaridade prova que a contabilidade está presente em todos os segmentos da sociedade, seja no setor público, iniciativa privada ou mesmo no terceiro setor, prestando assessoramento técnico para a tomada de decisão.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

O maior desafio está no rompimento com o conservadorismo e na busca por campos que vão além dos já ocupados por profissionais dessa área. A ação de um bom profissional da contabilidade deve ir além de registrar fatos contábeis a fim de cumprir as exigências legais junto ao Fisco. O contador deve também auxiliar sobre a melhor forma de tributação, de se reduzir os custos de um negócio, de contratar colaboradores e registrá-los.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

As áreas voltadas para as finanças dentro de uma empresa têm tido um bom panorama nos últimos anos. Em todo o Brasil, já são mais de 500 mil profissionais. Destes, 189.904 são técnicos e 311.803 são contadores. Somente em Goiás existem 25 mil profissionais inscritos no CRCGO. Do lado das organizações contábeis, números otimistas apontam para 83 mil escritórios no Brasil. O somatório do faturamento mensal dessas empresas contábeis gira em torno de R$ 48 bilhões na movimentação do Produto Interno Bruto (PIB).

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Graças ao seu perfil de atuação, é característico do profissional contábil ser ético, minucioso, atento, honesto, organizado, ter postura crítica e resiliência. Este profissional trabalha em seu cotidiano com inúmeras informações privilegiadas das organizações, sendo indispensável sigilo e discrição, o que faz do contador um cargo de confiança e respeito dentro da organização.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

É muito importante que o profissional da contabilidade se desenvolva no aspecto de ser um empreendedor contábil, ao saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. Além disso, é preciso preparo, planejamento e suporte para que o negócio se fortaleça. O contador é um profissional dotado de várias competências, mas para haver destaque, é necessário se renovar, abrir novos campos de atuação e estar preparado para a inovação.