Guia de Carrreiras

Ciências Biológicas

É a ciência que estuda todas as formas de vida, flora, fauna e desenvolvimento humano.

O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos. Ele analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente.

Duração: 4 anos – Bacharelado / 3 anos – Licenciatura

Salário: R$ 4.728,00*

* Fontes
- Salário Médio - CRBIO (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Camila Leite Pereira FORMAÇÃO: Bióloga, Mestre em Ecologia e Evolução CARGO ATUAL / EMPRESA: Professora Universitária

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

Primeiramente, é importante que saibamos diferenciar o biólogo licenciado e biólogo bacharel. A formação em Ciências Biológicas modalidade licenciatura formará biólogos capacitados a ministrar aulas no ensino básico. Já o biólogo bacharel tem uma grade curricular voltada para o conhecimento das áreas de Meio Ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção, o que confere oportunidades de trabalho junto a empresas preocupadas com o impacto que suas atividades exercem sobre o meio ambiente, consultorias, laboratórios na área de genética, microbiologia, análises clínicas, análise de água, biotecnologia, entre outros, assim como em órgãos do governo e ONGS ambientais.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

O fato da profissão de biólogo ser ampla e generalista, a faz ter sombreamentos com outras profissões. Por isso é muito importante que os ingressantes nessa carreira tenham uma sólida formação básica aliada a uma especialização complementar. Como professora, sempre alerto meus alunos quanto a importância de se diferenciar para facilitar a entrada no mercado de trabalho. É extremamente importante, por exemplo, a participação do aluno em estágios, monitorias, pesquisas científicas e eventos científicos durante a graduação.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

As áreas de destaque atualmente são a Genética, Biotecnologia, Farmacologia e Bioquímica, Biodegradação e Gestão de resíduos. Nesta áreas é crescente os postos de trabalho em melhoria genética – para produção de alimentos, por exemplo, na produção de remédios, e, ainda, na produção de combustíveis, como o etanol e biodiesel, o que tem proporcionado aos biólogos ter destaque e alcançar boas remunerações. Em Goiás, observa-se também uma crescente necessidade de biólogos na área ambiental devido, por exemplo, ao aumento da construção de pequenas usinas hidrelétricas na região.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Um biólogo é acima de tudo um apaixonado pela vida, seja na área do campo ou no laboratório. É um profissional que possui uma vontade imensa de proteger e preservar a vida. É generalista, crítico, ético e com espírito de solidariedade, que atua de forma consciente e responsável em prol da conservação das espécies e dos recursos naturais existentes. É um profissional comprometido com a Ciência e a pesquisa, buscando a melhoria das condições de vida.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

Você deve ser biólogo para honrar o que o próprio nome da profissão já diz: estudar a vida. Portanto é essencial se questionar sobre seus objetivos, paixões e seu interesse em se dedicar a vida. É muito importante ainda dedicação e resiliência para buscar aperfeiçoamento constante com o intuito de se diferenciar, de ser o melhor. Seja consciente de que é através dessa dedicação que você alcançará sucesso na carreira. Mínimo esforço, mínimo resultado, máximo esforço, máximo resultado.