Guia de Carrreiras

Arquitetura e Urbanismo

Projeta e organiza espaços internos e externos de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade.

Este profissional faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso, a mobília, a ventilação e a iluminação.

Duração: 5 anos

Salário: R$ 6.698,00*

* Fontes
- Salário Médio - Lei nº 4950 - A/68 (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Luiz Antônio Oliveira Rosa FORMAÇÃO: Arquiteto e Urbanista, Especialista Em Gestão De Construção De Edificações. CARGO ATUAL / EMPRESA: Sócio-Diretor na Egrégora Construtora e Incorporadora Ltda, Professor Universitário e Diretor do Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário de Anápolis

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

A profissão de arquiteto e urbanista é muito ampla em suas atribuições. Hoje no Brasil a arquitetura possui como principal atividade o projeto arquitetônico e o gerenciamento e compatibilização de todos os projetos de uma edificação, porém há arquitetos que se dedicam à atividades de execução de obras, arquitetura de interiores, paisagismo, planejamento urbano, representação e especificação de materiais na área de vendas, e várias outras áreas.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

Atualmente o maior desafio do arquiteto e urbanista é manter-se atualizado perante o desenvolvimento constante de novas tecnologias tanto na área de informática quanto nas demandas de sustentabilidade e desempenho.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

O mercado para a área, como dito, é amplo e possui diversas oportunidades. Destaco o bom momento para arquitetos e urbanistas que buscam desde seu ingresso em uma faculdade, não apenas focar em atividades relacionadas a projetos, mas também a entender o grau de importância da arquitetura no mercado da construção civil. A cada dia mais empresas do ramo estão compreendendo as vantagens de ter arquitetos não somente em seus departamentos de projetos ou obras, mas também nos departamentos de compras, gestão da qualidade, departamento comercial, desenvolvimento de novos produtos e demais departamentos dependendo do perfil da empresa e profissional.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

A principal característica do arquiteto que se destaca hoje no mercado é o conhecimento adquirido tanto da parte teórica do curso de graduação, quanto na experiência em seus estágios, empregos e demais vivencias, que em alguns casos, mesmo sendo fora da área, lhes trazem maturidade e conhecimento para atuarem e se desenvolverem de forma eficaz.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

É preciso ser criativo, gostar muito de se expressar através do desenho, mas também gostar de matérias bem diferentes como matemática e história. Isso ocorre devido ao grande número de atribuições e oportunidades que a área da arquitetura oferece e suas características plurais, o que leva o aluno a encontrar em sua grade de aulas, disciplinas de caráter tão diferenciado como por exemplo, teoria das estruturas e história da arte.