Guia de Carrreiras

Agronomia

É o conjunto de ciências e técnicas usadas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais.

O agrônomo planeja e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Duração: 5 anos

Salário: R$ 6.698,00*

* Fontes
- Salário Médio - Lei nº 4950 - A/67 (40h semanais)
- Guia do estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Perfil

NOME: Adilson Antonio Camolesi FORMAÇÃO: Engenheiro Agrônomo, Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental, Aluno na Modalidade Disciplina Isolada do Curso de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre do INPE. CARGO ATUAL / EMPRESA: Engenheiro na Petrobras por 10 anos, Sócio-diretor da Licuri Soluções Agrícolas & Ambientais; e Perito Judicial nas Varas Cíveis, da Família e da Fazenda nas Comarcas de São José dos Campos e Campos de Jordão.

Quais as principais atividades de um profissional formado em sua área?

Antes de falarmos sobre as atividades relativas a esta área é muito importante esclarecer uma dúvida comum dos estudantes e interessados na área. Agrônomos são todos aqueles profissionais graduados em Agronomia e Engenharia Agronômica. Essa “confusão” bastante comum ocorre por diferenças na nomenclatura dos cursos. Dado o esclarecimento, e já falando sobre as atividades de um Agrônomo, é bom lembrar que existe uma gama muito extensa de áreas em que lhe é permitida a atuação. Entre elas destaco: a Consultoria Agrícola, a Consultoria Ambiental, o Paisagismo; o Saneamento ambiental; e em levantamentos topográficos – área revigorada com a entrada no mercado de novas tecnologias como drones e VANTs.

Quais os maiores desafios para os profissionais dessa área?

A maior dificuldade que enfrentei e que, mesmo após 15 anos de atuação na área, ainda persiste, é a visão distorcida da área, já que por muitas vezes, a sociedade tem uma visão de um profissional com perfil técnico, voltado especialmente para as multinacionais do setor agropecuário. É necessário discutir a profissão e a carreira, construindo a visão de um profissional empreendedor, ampliando cada vez mais as áreas de atuação, e desconstruindo a visão de que o profissional Agrônomo está restrito a ser um “Vendedor de Insumos Agrícolas”.

Quais as oportunidades de mercado que esta área oferece?

A maior oportunidade dada pelo curso é a visão ampla das inúmeras áreas possíveis de atuação permitidas ao profissional. O curso se configura como poucos na amplitude de conhecimento e permite ao estudante uma visão multidisciplinar. Uma comprovação disto é a presença de disciplinas de diferentes áreas, como biológicas, exatas e humanas no curso. Ainda falando sobre as oportunidades, vale também destacar os crescentes investimentos na agricultura no Brasil, sendo este um dos setores que mais cresceram nos últimos anos e um dos mais seguros a se investir, o que tem aumentado a demanda por profissionais na área.

Quais as principais características (perfil) dos profissionais da área?

Disponibilidade de encarar desafios profissionais como a mudança para áreas remotas e sabedoria em lidar com questões de segurança alimentar e ambiental, de grande potencial de impacto na vida das pessoas. O Agrônomo deve ser o profissional que garante a qualidade ambiental do alimento/matéria prima que chega até a mesa do consumidor, contemplando tanto a qualidade de vida do homem do campo, que produz, até o homem urbano, que consome o que é produzido no campo.

O que você diria para aqueles que tem interesse em ingressar na área?

Parabéns pela escolha de se tornar o profissional responsável pela linha mestra da vida. Dedique-se e se apaixone pela profissão, mantenha-se sempre atento às novidades, e seja o elo entre meio ambiente, desenvolvimento social e qualidade de vida.