ENEM

A Importância do ENEM

A partir da sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, você pode participar de processos seletivos de instituições públicas e privadas de nível superior e técnico, processos seletivos de bolsas e créditos educacionais, como Prouni e FIES, programas de intercâmbio internacional, como Ciências Sem Fronteiras, e até mesmo obter Certificação de Conclusão do Ensino Médio (para candidatos participantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA).

O Enem é hoje a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil e teve, só em 2014, mais de 8 milhões de alunos inscritos.

Enem

Certificação do Ensino Médio

Alunos com mais de 18 anos podem conquistar o certificado de conclusão do ensino médio obtendo por meio do Enem.

Como?
  • Informe a opção de Certificação do Ensino Médio no ato da inscrição.
  • Faça mais de 450 pontos em cada área de conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.
  • Faça mais de 500 pontos na redação.
Enem

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Podem se inscrever no Sisutec os candidatos que fizeram o Enem e que tenham obtido nota maior do que zero na redação.

>> Site oficial do Pronatec

Enem

SiSu

Hoje, mais de 90 instituições federais ou estaduais de ensino superior utilizam o Sistema de Seleção Unificada – SiSU – para preenchimento total ou parcial de suas vagas. Para entrar na disputa, é preciso ter nota maior que zero na redação do Enem.

Dica Importante: algumas instituições mesmo não aderindo ao SISU, utilizam a Nota do Enem em seus processos seletivos, isentando os candidatos da primeira fase do vestibular.

>> Site oficial do SISU

Enem

Prouni

O Prouni – Programa Universidade para Todos, é o programa governamental que concede bolsas de estudos de 50% e 100% para alunos de todos os cursos, de acordo com critérios de renda familiar. Para concorrer, é preciso fazer o Enem e obter nota mínima de 400 pontos na média das notas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação.

>> Site oficial do ProUni

Enem

FIES

O Programa Governamental de Financiamento Estudantil – FIES – contempla os alunos de acordo com o ranking das médias obtidas no Enem. Isso significa que, quanto maior a sua nota, maior a chance de obter o financiamento que, desde 2010, já beneficiou mais de 1,5 milhões de estudantes com facilidades no pagamento e baixa taxa de juros.

>> Site oficial do Fies

Enem

Ciência sem Fronteiras

O Enem também é uma importante ferramenta para os universitários e formados que querem estudar no exterior. No processo seletivo, o qual candidatos são avaliados pelo desempenho acadêmico e domínio de língua estrangeira, têm preferência aqueles com nota superior a 600 pontos no Enem.

>> Site oficial do Ciência sem Fronteiras

Enem

Universidades de Portugal

Quem realizou a prova do Enem nos últimos três anos e alcançou nota superior a 500 pontos têm a chance de estudar fora do País. A nota do Enem pode ser utilizada no processo de seleção para estudantes brasileiros de graduação, em substituição às provas oficiais em diversas universidades de Portugal. Importante: as notas têm pesos diferentes para cada curso.

Veja em quais as universidades você pode utilizar esse recurso:

1. Universidade de Lisboa

2. Universidade de Coimbra

3. Instituto Politécnico de Coimbra

4. Instituto Politécnico do Porto

5. Universidade do Algarve

6. Universidade de Aveiro

7. Instituto Politécnico de Beja

8. Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

9. Instituto Politécnico da Guarda

10. Instituto Politécnico de Leiria

11. Instituto Politécnico Portalegre

12. Universidade da Beira Interior