ENEM

Dicas ENEM

Cabeça de vestibulando está sempre acelerada e passando por grandes testes de stress e paciência, né? Por isso, aqui vão algumas dicas pra ajudar você a fazer uma boa prova no Enem.

Enem

1. Entenda-se!

Estudar lendo, fazendo resumos, falando em voz alta ou conversando colegas: teste todas as formas de estudo e encontre uma estratégia que funciona mais pra você.

Enem

2. Motive-se!

Você sempre vai lembrar mais dos assuntos que estão conectados com seus interesses. Mas não se esqueça de se motivar para aprender aquelas matérias que você menos gosta. Afinal, uma boa prova é resultado de um amplo conhecimento.

Enem

3. Concentre-se

Dedique uma parte do seu dia para estudar e outra para relaxar. Estude e concentre-se ao máximo, mas entenda seus limites. Quando a mente está cansada, você não consegue mais se concentrar e, por isso, retém menos informações.

Enem

4. Repense o que aprendeu

Separe uma parte do seu dia para rever tudo que aprendeu. É essencial que você tenha noção de quais conteúdos foram bem explorados e quais ainda merecem sua atenção, para não ficar defasado durante a prova.

Enem

5. Faça intervalos

Estude realizando pausas produtivas, para comer, se movimentar ou relaxar. Uma dica é estudar por uma hora seguida e fazer uma pausa de dez minutos.

Enem

6. Estude antes de dormir ou logo após acordar

Pesquisas indicam que esses são os horários em que o ser humano é mais produtivo e, por isso, vale a pena conferir se a premissa vale para você. Segundo a teoria, o cérebro é capaz de reter mais informações nesses horários, enquanto durante o dia, sua mente está cheia de outros pensamentos, que podem dificultar os estudos.

Enem

7. Faça Conexões

Durante a vida escolar, você é submetido à aprendizagem de milhares de conteúdos. Para se lembrar deles com mais facilidade na hora da prova, uma dica é estabelecer conexões entre os assuntos.

Enem

8. Treine por meio da repetição

A repetição aumenta as chances de se lembrar das informações no momento da prova. De tanto repetir, em algum momento alguns conceitos parecerão óbvios e serão lembrados sem esforço.

Enem

9. Cuide da saúde

Alimente-se bem e durma horas suficientes para descansar todos os dias. Sempre que possível, faça exercícios físicos para aumentar a imunidade e a disposição do corpo. Afinal, mente e corpo precisam trabalhar juntos durante a prova.